» » » » Sesc terá atendimento móvel odontológico gratuito em Mesquita


Ter acesso a tratamento odontológico ainda é difícil para os brasileiros. De acordo com uma pesquisa do Conselho Federal de Odontologia, 20 milhões de pessoas no país nunca foram ao dentista. Além disso, cerca de 38 milhões de pessoas (20% da população brasileira) não vão ao dentista por falta de dinheiro. Para minimizar os problemas de falta de acesso a tratamento dentário, o Sesc inaugura no mês de abril quatro pontos de atendimento do OdontoSesc no estado do Rio de Janeiro: em Itaboraí (dia 6/4); em Mesquita (dia 13/4);  em Jacarepaguá, na cidade do Rio (dia 27/4); e em Areal (dia 30/4). O atendimento é gratuito e com a abertura destes pontos o OdontoSesc estará operando com cinco unidades no total – uma das carretas do serviço já está em operação em Macaé desde 13 de janeiro. Em Mesquita, com o apoio da Prefeitura da cidade e da Secretaria Municipal de Saúde, a unidade vai funcionar na Rua Artur Oliveira Vechi, a partir do dia 13 de abril.

As unidades do OdontoSesc – carretas adaptadas e equipadas com consultórios modernos e totalmente adaptados para esta função – estão aptas para atender diferentes tipos de demanda, da obturação à radiografia, além de extração, fluoretação, escovação e profilaxia. O programa de saúde oferece 500 vagas em cada local (320 para agendamento imediato e 180 para fila de espera), e vai atender adultos e crianças a partir de 5 anos por três meses, de segunda a sexta. Para usar os serviços do OdontoSesc, os moradores devem fazer a inscrição no dia da inauguração a partir das 10h, levando CPF e carteira de identidade. Os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal, que deve apresentar a certidão de nascimento, carteira de vacinação ou carteira escolar.

Cada unidade funciona em uma carreta com cinco metros de altura, 14 metros de comprimento e 2,5 metros de largura, onde estão instalados quatro consultórios odontológicos completos para tratamentos de clínica geral. Os serviços oferecidos serão remoção de tártaro, polimento, radiografias dentárias, escovação e fluoretação, obturação e extração (as duas últimas, após avaliação e apenas quando necessárias). As unidades móveis também contam com quatro barreiras renovadoras de ar, para evitar a contaminação cruzada dos pacientes: por exemplo, se alguém chega gripado para o atendimento, a purificação do ar impede que a gripe seja transmitida às pessoas que estão dentro da unidade.

Além de oferecer tratamento, o OdontoSesc também trabalha a prevenção das doenças dentárias e a importância da higiene bucal, como explica Isabel Pereira, gerente das Unidades Móveis do Sesc no Rio de Janeiro:
“No dia da inauguração, todas as pessoas que vão ao OdontoSesc recebem orientações sobre higiene bucal e oficinas de escovação. Acreditamos que a prevenção e a educação em saúde é o principal legado do OdontoSesc nas cidades onde estamos, além também do apoio nos tratamentos odontológicos, serviços que têm grande demanda”, destaca Isabel.

E como as crianças são os principais multiplicadores de informação nas famílias, as ações educativas para elas são especiais. Uma atração a mais que demonstra a ação da cárie sobre os dentes é a experiência do ovo: um ovo tem um dos lados com flúor e é mergulhado em um recipiente com vinagre. Por ser ácido, o vinagre desgasta a cor do ovo na face que não tem flúor.

De acordo com Taís Feris, coordenadora do OdontoSesc, além do tratamento e da educação em saúde, o atendimento odontológico do Sesc também ajuda a quebrar mitos sobre a ida ao dentista:

“Como atendemos um grande número de pessoas que nunca foram ao dentista e têm medo, elas se surpreendem quando veem um ambiente acolhedor e com profissionais cuidadosos. Outra surpresa é a quantidade de equipamentos e profissionais que cabem na carreta; eles sempre dizem que quando olham de fora nem desconfiam desta estrutura. A qualidade do atendimento também é sempre ressaltada, principalmente por ser um serviço gratuito”, destaca Taís.

Atuando há 16 anos em todo o Brasil, a dimensão do atendimento do OdontoSesc no Rio pode ser medida em números. Em 2014, as unidades do Rio somaram mais de 43 mil atendimentos em seis localidades diferentes – 22 mil deles foram atendimentos clínicos.

Via: Jornal de Hoje

About Baixada na Rede

Hi there! I am Hung Duy and I am a true enthusiast in the areas of SEO and web design. In my personal life I spend time on photography, mountain climbing, snorkeling and dirt bike riding.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply

ATENÇÃO: Este comentário será moderado, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Baixada Na Rede. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser excluídos em 3 dias pelos nossos moderadores.