» » » » » São João de Meriti realiza Casamento Comunitário


É necessário levar a documentação
correta para ser beneficiado
Foto: Gláucio Burle
SÃO JOÃO DE MERITI - A falta de recursos financeiros é um dos motivos que impede a oficialização matrimonial de muitos casais. O sonho de casar, um dos grandes desejos de homens e mulheres, pode se transformar em realidade sem custos com a papelada, em São João de Meriti. É que a prefeitura da cidade e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro se uniram para realizar mais uma edição do Casamento Comunitário. As inscrições estão abertas e devem ser feitas na secretaria de Promoção Social do município. O enlace do matrimônio será realizado no dia 20 de junho, no Fórum de Vilar dos Teles, das 8h às 15h.

A estimativa é que cerca de 600 casais participem do Casamento Coletivo, que já foi realizado na cidade duas vezes, uma em 2011 e outra em 2013. A orientadora social Flavia da Silva Diniz vai aproveitar a oportunidade para oficializar a união com o companheiro Carlos Alberto Santos, com quem vive há 13 anos. “A nossa vontade de casar é antiga, mas não temos dinheiro (cerca de 600 reais) para gastar com os procedimentos no cartório. Ficamos aguardando esta iniciativa do poder público para realizar nosso sonho. Já estou muito nervosa com os preparativos”, disse Flavia, que ontem foi escolher os acessórios para compor o vestido de noiva, na loja Elegance, em Vilar dos Teles.

Segundo o secretário municipal de Promoção Social, Geraldo Luiz Brinate, após a assinatura dos papéis no Fórum, quem desejar um ritual mais sofisticado poderá fazer em um espaço exclusivo para o evento, na antiga Praça dos Três Poderes (em frente à prefeitura). “ Vamos montar uma grande tenda na praça para que os casais possam materializar o ato simbólico”, garantiu. Foram definidos dois horários, às 13h e 15h, para quem optar por este momento mais glamoroso, que contará com ornamentação especial e tapete vermelho. Quem desejar uma solenidade mais simples – sem o uso do vestido de noiva – deve avisar na hora da entrega dos documentos

Flavia reside na Praça da Bandeira e 
já está se preparando para o dia do “sim”
Foto: Jeferson Ramos
De acordo com o secretário, o número de casais em situação irregular é grande e, as esposas são as que mais se interessam em normalizar a união perante a lei. “A grande maioria vive há anos com seus cônjuges e, querem proteger o relacionamento em função dos filhos”, argumenta Geraldo. Ele ressalta que não tem limite de idade para formalizar as uniões, entretanto os jovens menores de idade só poderão certificar o casamento, com o aval dos responsáveis. “Os casais devem procurar a secretaria de Promoção Social munidos com os documentos necessários. Somente quem estiver com a documentação correta poderá ser beneficiado com o Casamento Comunitário”, avisa.

Onde e como fazer a inscrição

Para se inscrever no Casamento Comunitário em São João de Meriti o interessado deve procurar a secretaria municipal de Promoção Social, que fica no prédio anexo da Prefeitura de São João de Meriti – Avenida Presidente Lincoln, 899, em Vilar dos Teles, das 9h às 17h.

São exigidos três requisitos para realizar os procedimentos:

1) Residir na cidade;
2) Apresentar documentos originais e cópias, para habilitar os noivos;
3) Não possuir impedimento ao casamento.

Na secretaria é necessário apresentar os seguintes documentos de cada um dos interessados: originais e cópias das certidões de nascimento ou casamento, anotada com o divórcio ou viuvez; RG; CPF; comprovante de residência atualizado em seus nomes ou dos seus pais (caso resida com os responsáveis); cópias do RG, CPF e comprovante de residência, de duas testemunhas (padrinhos), e, certidão de nascimento de filhos em comum, se houver.

Observação: Se já foi casado, informar se houve partilha de bens.

Mais informações pelo telefone 2651-1049
Via: Jornal de Hoje

About Baixada na Rede

Hi there! I am Hung Duy and I am a true enthusiast in the areas of SEO and web design. In my personal life I spend time on photography, mountain climbing, snorkeling and dirt bike riding.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

1 comentários:

  1. Eu moro em Belford Roxo posso também me casar no casamento comunitário em são João de Meriti

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Este comentário será moderado, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Baixada Na Rede. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser excluídos em 3 dias pelos nossos moderadores.