» » » » Estação Baixada: Rádio Nacional inicia ações na Baixada Fluminense

BAIXADA - A Rádio Nacional do Rio de Janeiro iniciou em julho uma movimentação em direção à Baixada Fluminense. Sob o comando de Marcos Gomes (Coordenador da Rádio Nacional RJ), a empresa, que faz parte do Grupo EBC de Comunicação, estreitará seus laços com a região.

“A Nacional fala muito sobre a cultura da capital carioca, já passou da hora de mostrarmos aos nossos ouvintes o que está acontecendo aqui do lado, na cultura da Baixada Fluminense”, explica Gomes. “Temos um projeto, que é incluir de uma vez por todas a Baixada como parte da nossa programação. Falamos até sobre o Araguaia, mas não falamos sobre Duque de Caxias, que fica a 20 minutos da rádio”, completa. Atualmente a Rádio Nacional funciona na Avenida Gomes Freire, Lapa.

Visita técnica da Rádio Nacional na Casa de Cultura de Nova Iguaçu. Foto: Site da Baixada.

Os primeiros passos da Nacional em direção à Baixada começaram em junho, através da articulação com alguns produtores culturais. Entre as parcerias, está o Site da Baixada, que será o veículo de mídia parceiro na região. “O Site da Baixada nos fornecerá conteúdo, contatos, será nossa ponte aqui na Baixada Fluminense”, explica Marcos Gomes. O SB tem acompanhado e indicado diversas articulações para o projeto se tornar realidade, além de ter criado o link “Plantão” especialmente para facilitar a produção dos diferentes programas da rádio – e por extensão o acesso às notícias mais recentes aos seus leitores.

Participação na programação diária

No início de Julho, a Rádio Nacional recebeu o professor Gênesis Torres (presidente do Forum Cultural da Baixada Fluminense), o compositor Sergio Fonseca e o produtor Fábio Mateus (diretor do EncontrArte), para discutir os reflexos da nova distribuição de verbas da cultura do Estado na Baixada. Desde então, a Nacional tem inserido chamadas para acontecimentos na Baixada Fluminense dentro da programação.

Anos 50: Programa Paulo Gracindo no auditório da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Foto: Acervo / EBC.

O objetivo da rádio é que as notícias da Baixada Fluminense componham o conteúdo de maneira natural, porém o quanto antes. Bem-humorado, Marcos Gomes é categórico: “de uns tempos pra cá, só recebo gente no meu escritório se o termo ‘Baixada Fluminense’ estiver no assunto da conversa”.

Quadro semanal sobre a cultura da Baixada

A partir da próxima semana, a Nacional inicia o quadro “Estação Baixada – a vida cultural da Baixada Fluminense” toda quinta-feira às 21:40, dentro do programa “Sintonia Rio” apresentado por Amaury Santos. O quadro está sob o comando do editor do Site da Baixada, Wesley Brasil, que levará um resumo da programação do Guia da Baixada.

Transmissão mensal a partir da própria Baixada

O ponto alto do projeto será a vinda da Rádio para transmitir sua programação a partir da própria Baixada Fluminense. A partir das 10h com o Programa Tema Livre, a Nacional ficará instalada até a Voz do Brasil (19h). Nestes dias, todos os programas terão participação de artistas da região, assim como temas de interesses para a própria Baixada.

A primeira cidade será Mesquita (agosto), que contará com a transmissão de dentro da Escola Brito Elias e link ao vivo na Praça Elizabeth Paixão. A segunda cidade será Nova Iguaçu (setembro) e a terceira Duque de Caxias (outubro). De novembro a fevereiro as transmissões farão uma pausa, com retorno em março.

Em Mesquita, os baixadenses Sergio Ramos e Fabio Mateus se reúnem com Marcos Gomes e Faya, da EBC. 
Foto: Site da Baixada.

Todas as ações terão articuladores da própria cidade para dialogar com a produção cultural local, além da participação do Site da Baixada integrando o circuito entre as cidades. Entre os produtores culturais envolvidos, estão Heraldo HB (Mate com Angu), Claudina Oliveira (EncontrArte) e Dani Francisco (Terreiro de Ideias).

Sobre a Rádio Nacional Rio de Janeiro

Inaugurada em 1936, foi a primeira a ter alcance em praticamente todo o território brasileiro e tornou-se uma das cinco emissoras mais potentes do mundo no início dos anos 1940. Em 1941, apresentou a primeira radionovela do país: “Em Busca da Felicidade”. No mesmo ano lançou o programa pioneiro do radiojornalismo do Brasil: “Repórter Esso” – o programa serviu de modelo para outros dali em diante, tanto no rádio quanto na televisão.

Hoje a Rádio Nacional faz parte do Grupo EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) e passa por ampla reformulação estrutural, técnica e de sua programação com os olhos no futuro – sem esquecer dos seus mais de setenta anos de história.

A Rádio Nacional pode ser ouvida em AM 1.130KHz e pela internet no endereçoradios.ebc.com.br/nacionalrioam.

Via: Site da Baixada

About Baixada na Rede

Hi there! I am Hung Duy and I am a true enthusiast in the areas of SEO and web design. In my personal life I spend time on photography, mountain climbing, snorkeling and dirt bike riding.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply

ATENÇÃO: Este comentário será moderado, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Baixada Na Rede. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser excluídos em 3 dias pelos nossos moderadores.